sábado, 2 de maio de 2009

Tutorial: Vista Services Optimizer

Tutorial: Vista Services Optimizer

O Vista Services Optimizer é um utilitário gratuito que auxilia numa tarefa muito útil: desativar funcionalidades do sistema operacional desnecessárias para um usuário.

O procedimento pode ser feito manualmente, mas qualquer erro de configuração pode fazer o Windows Vista funcionar incorretamente ou até mesmo não funcionar mais. Para prevenir estes erros, o Vista Services Optimizer é uma boa solução.

01. Esta é a interface do Vista Services Optimizer, você pode ativar a otimização automática (Automatic TuneUp), configurar a otimização manual (Manual TuneUp) e até fazer o teste de serviços (Services Test), para saber quais serviços serão ativados/desativados.

02. Automatic TuneUp: Aqui, você decidirá qual é o seu tipo de máquina (How do you use your computer?), como será a otimização dos serviços (Choose the type of the Services Optimizaion) e quais serviços específicos podem ser desativados (Choose what is suitable for your system). Um exemplo bem claro é a opção I have instaled a Firewall software, do not need Windows Firewall: se você ativar esta opção, o Windows Firewall será desativado, por isto, você só pode ativá-la se tiver um software firewall de terceiros. Faça as escolhas desejadas e clique em Apply.

03a. Manual TuneUp > Performance: A otimização manual funciona quase da mesma forma, mas com muito mais opções. Nesta guia, você pode desativar a reportação de erros do sistema (Do not send error reports to Microsoft), desativar o uso de impressoras (I have no printers and I do not use a network printer), de scanners ou câmeras digitais (I have no scanner or digital camera), ou os recursos de compatibilidade do Windows Vista (There are no compatibility problem in Windows Vista), o que é indicado se você não usa softwares muito antigos.

03b. Manual TuneUp > Security: Aqui, você pode desativar a central de segurança do Windows (I do not need Windows Security Center), o serviço de atualizações automáticas (I do not want Windows Update service to start automatically), o serviço de backups (I do not use Windows Backup and Restore Center), entre outros.

03c. Manual TuneUp > Network: Há várias opções relacionadas ao uso de rede, como desativar o serviço de descoberta de outras máquinas numa rede local (Disable Computer Browser service), o Universal Plug & Play (Disable discovery of UPnP devices on my home network), a compatibilidade com IPv6 (My Network protocol is not the IPv6), entre outros.

03d. Você também pode fazer as configurações manuais em cada serviço, o que é recomendado apenas se você sabe o que está fazendo, e qual serviço será ativado ou desativado.

04. Mas se você acabou cometendo alguma configuração incorreta, use o Rescue Center, que recupera o estado dos serviços. Escolha o método de recuperação (Express system restore ou Full system restore), configure como o Rescue Center será executado – o que ele faz é restaurar o sistema - e clique em Restore.

05. Entre as opções do programa, está a modificação do mecanismo de busca do IE (Set default search engine) e o início automático do programa com o Windows (Launch Vista Services Optimizer on Windows startup).

Nenhum comentário:

Postar um comentário