quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como fazer backup no Blogger

O Blogger não oferece de cópia de segurança em suas ferramentas. Contudo, há meios de tirar cópias do conteúdo do blog. Vou mostrar como obter esses dados em um formato que possa ser importado, de maneira simplificada, para outros sistemas.

1 - Acesse o Blogger. Vá ao painel de controle e anote a informação de total de posts de seu blog. Depois altere a URL http://nome_do_blog.blogspot.com/feeds/posts/default?max-results=quantidade_de_posts, preenchendo o nome do seu blog e a quantidade de posts nos campos indicados em vermelho.

2 - Ao acessar o link que você criou, terá como resultado um arquivo XML. Esses são os feeds de seu blog. Salve esse arquivo e pronto: você terá uma cópia fiel do conteúdo do blog. Esse processo só será bem sucedido se, no menu de configurações do seu blog, o item “site feed” estiver com a permissão feeds completa e sem redirecionamento da URL.

3 - Para baixar todas as imagens usadas, você pode adotar um complemento do Firefox, o DownThemAll!.

4 - Usando aquela mesma URL que você criou (com o nome de seu blog e quantidade de posts), vá ao menu “ferramentas”. No item “Ferramentas do DownThemAll!”, selecione “DownThemAll” e, na janela aberta, marque as opções “imagens”, “áudio”, “compactados” e “vídeos”. Selecione a pasta onde quer gravar os arquivos de mídia do blog e clique em “Iniciar”.

Esse recurso não é o mais organizado do ponto de vista de ter as imagens associadas aos posts. Contudo, como o blogger não oferece uma ferramenta decente, essa pode ser uma boa alternativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário