quinta-feira, 7 de maio de 2009

Monte sua rede: Projeto Lógico e Físico

Projeto lógico

O primeiro passo de qualquer projeto é o planejamento, e isso certamente se aplica ao projeto da rede do qual você esta prestes a incumbir-se. Para garantir que sua rede atenda a todas as necessidades, é preciso que você primeiro defina as necessidades:

Que dados vou compartilhar?

As redes permitem que você compartilhe informações. Que tipo de dados você deseja compartilhar? Você utiliza planilhas ? Possui um banco de dados no qual todos teriam acesso? Seria necessário senhas?

Comece identificando todos os documentos que serão compartilhados. Identifique todos os programas e suas determinadas máquinas. Lembre-se que a rede não lhe dá o direito de utilizar um determinado software em mais de uma máquina ao mesmo tempo, ou seja, para cada usuário do software em questão deverá haver uma licença de uso referente. Por exemplo, suponhamos que você terá 5 usuários acessando a um banco de dados em uma máquina servidora, então, serão necessários 5 licenças de uso deste mesmo software ( e não 5 caixas do mesmo) as licenças são mais baratas que o software completo.

Um programa executado pela rede é mais lento do que localmente, direto do HD. Em muitos casos é preferível instalar os programas localmente e apenas acessar os arquivos pela rede.

Aplicações que envolvem banco de dados (Contabilidade, estoque, financeiro etc) necessitam que o programa esteja adequado para utilização em rede (multi-usuário).

Vou utilizar correio eletrônico?

Um dos benefícios que a rede proporciona é a utilização do correio eletrônico. Este é um meio de comunicação eficaz por ser mais rápido que o ato de fazer uma anotação e levá-la de um canto a outro na empresa.

Caso você queira utilizar correio eletrônico em sua rede, será necessário dispor de software que cuide do funcionamento dele por você. O correio eletrônico não é parte integrante da rede; ele é uma aplicação que roda em redes.

Vou compartilhar impressoras?

Compartilhamento de impressoras é quase um sinônimo de rede de computadores. Na realidade, muitas das primeiras redes foram instaladas com essa finalidade apenas.

Em virtude da contínua redução dos presos de impressoras laser jato de tinta, o compartilhamento de impressoras já não tem a mesma importância que costumava Ter. No entanto compartilhar impressoras pode ajudá-lo a fazer economia.

Será utilizado acesso remoto?

É possível configurar sua rede para que possa ser utilizada por um usuário remoto. Se pretende disponibilizar este recurso é bom dimensionar o equipamento adequadamente.

Projeto físico

Nesta etapa você ira identificar as necessidades físicas do ambiente onde será instalada a rede local.Quanto maior for as dimensões de sua rede maior deverá ser a preocupação com o projeto físico. Nesta etapa serão definidos:

  • Locais para as máquinas
  • Dimensão e local para passagem dos cabos
  • Local para instalação do hub
  • Tipo de canaleta a ser utilizada para acomodar os cabos da rede.

Poderá ser contratado um profissional (eletricista) para executar o projeto.

Muitas vezes você necessitará do projeto elétrico do ambiente onde deseja instalar a nova rede pois talvez existam dutos nas paredes onde previamente já tenha sido projetado para acomodar os cabos de uma rede.

A EMI (Interferência eletromagnética) é uma das grandes causadoras de problemas nas redes locais, para resolver o problema recomenda-se utilizar cabo par trançado blindado (STP). Algumas fontes de interferência são: Condicionadores de Ar, lâmpadas fluorescentes, refrigeradores etc.

Procure “desenhar” o ambiente e as disposições dos equipamentos. Especifique também previamente os locais onde passaram os cabos, e os cabos que ficaram aparente. Localize todas as possíveis fontes de interferência. Refaça o projeto procurando caminhos alternativos para os cabos, conte com a ajuda do proprietário do imóvel poderá ou de alguém que conheça o ambiente, certamente isto tornará o seu serviço mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário