segunda-feira, 11 de maio de 2009

Curso de Redes

Placas de rede

Hoje, a grande maioria dos computadores tem integrado em sua placa mãe uma placa de rede. São as chamadas placas ‘On-Board’. Como exemplo, temos a figura da placa-mãe da fabricante ASUS, com a placa de rede On-Board, demonstrada abaixo:







Caso sua placa mãe não tenha uma placa de rede integrada e você deseje colocar seu PC em uma rede ou simplesmente ligá-lo em um sistema de banda larga, você deverá comprar uma placa de rede ‘Off-Board’ para plugar em sua placa mãe.


Plugando

Conforme o já dito, na maioria dos computadores, as placas de rede são On-Board. No PC abaixo, podemos observar [dentro do circulo azul] o conector da placa mãe que muito provavelmente são de rede.





Supondo que sua MoBo não tenha rede integrada ou que a sua placa de rede OnBoard tenha queimado, com tudo devidamente desligado, você terá que instalar sua placa de rede em um dos Slots PCI [no circulo laranja].

O Driver

Tudo plugado, cabos reconectados, gabinete fechado, PC energizado e Sistema Operacional carregado.
O WindowsXP consegue reconhecer e configurar automaticamente a grande maioria dos dispositivos, mas o seu, justamente o seu, ele não vai encontrar.
Para configurar ‘manualmente’, você deverá ir até o Painel de Controle e selecionar a opção ‘Adicionar Hardware’. Aqui, você encontra um tutorial, bem explicado de como instalar o seu dispositivo. É bem tranqüilo: Só precisa de um pouco de atenção para ler e responder às perguntas que o aplicativo de configuração te faz e ter o CD com o Driver da sua placa à mão quando o programa pedir.







Cabos e Conectores

O meu Windows já sabe que eu tenho uma placa de rede. Vamos aos cabos e conectores.







Você pode escolher comprar os cabos prontos. É prático, mas não é muito interessante se você quiser fazer a instalação dentro de paredes.
Quanto ao modelo dos cabos de rede, um dos mais utilizados hoje em dia é o cabo de par trançado não blindado [UTP - Unshielded Twisted Pair] devido a custo baixo, maleabilidade e qualidade. Existem cinco categorias de cabos UTP especificadas pela Associação de Indústrias Eletrônicas e Associação de Indústrias de Telecomunicações [EIA/TIA]. Hoje em dia a mais comum é a categoria 5, que pode transmitir dados até 100Mbps.
O cabo UTP consiste de 4 pares trançados de fio de cobre, ou seja, 8 pequenos fios. O conector usado é o RJ-45. A seqüência das cores do cabo deve ser a mesma nas duas extremidades do cabo, caso contrário, ele não funcionará. Isto quer dizer o seguinte: O cabo tem
oito fios de cobre, você deve posicioná-los lado a lado para serem encaixados no conector RJ-45, e a seqüência de cores que você usar em uma ponta do cabo, deve usar na outra ponta também.
O tamanho máximo recomendado deste cabo deve ser de 100 metros, mas podemos utilizar repetidores, se a distancia entre os computadores for maior.
Recomendo que a marca dos conectores seja ‘AMP’ e que a marca dos cabos seja ‘FURUKAWA’.
A sequência de posicionamento dos cabos dentros dos conectores é padronizada e pode
seguir dois padrões diferentes: EIA/TIA T568A e EIA/TIA T568B.
[Vamos, daqui pra frente, chamá-los simplesmente de Norma A e norma B]
A configuração de cabos pode ser direta [chamada de Straight] ou invertida. [conhecida como Crossover]
Na configuração direta, as duas pontas seguem a mesma norma. Este tipo de configuração, é utilizado para conexão de dispositivos diferentes, como por exemplo um PC e um Hub.
Na configuração invertida, cada ponta usa uma norma diferente. Este tipo de configuração é utilizado para a conexão de dispositivos semelhantes, por exemplo, a ligação de um computador diretamente a outro computador.

À seguir, o esquema de posicionamento dos cabos dentro do conector RJ45.


Na figura abaixo, um modelo de como isso fica dentro dos conectores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário