segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tudo sobre TCP/IP - parte4



Internet Control Message Protocol (ICMP)

O Protocolo de Mensagens de Controle da Internet serve para suprir a necessidade de uma função para detecção de erro no TCP/IP e para solução de problemas - no entanto ele não tenta fazer do IP um protocolo confiável pois as mensagens ICMP não são confiáveis (nenhuma informação é enviada à estação de origem confirmando a entrega dos dados). Os tipos de mensagens ICMP que são enviadas de volta para a estação de origem estão descritos abaixo:


Destino Inalcançável: É enviada quando um datagrama aponta para um host que não pôde ser encontrado, por problemas na rede, no próprio host, ou em um dos elementos ativos (roteadores) dela. As mensagens possíveis são:

* Rede/Host Inalcançável (Network/Host Unreachable): enviada por um roteador quando, de acordo com sua tabela de roteamento, a rede de destino ou o computador de destino não podem ser alcançados.
* Protocolo Inalcançável (Protocol Unreachable): enviada pelo host de destino quando o protocolo de camada superior indicado no datagrama IP não existe ou não está ativo.
* Porta Inalcançável (Port Unreachable): enviada pelo host de destino quando não há nenhum aplicativo associado à porta especificada nos protocolos TCP ou UDP.
* Fragmentação do Datagrama Necessária e o Sinalizador de não-fragmentação foi definido: neste caso o bit de não-fragmentação do datagrama IP foi configurado mas o datagrama deve ser fragmentado para seguir seu percurso e com isso ele acabará sendo descartado.
* Rota de Origem Falhou: A rota especificada nas Opções do datagrama IP falhou em entregar corretamente o datagrama. Isto geralmente ocorre quando o roteamento restrito está desabilitado no roteador. Este simplesmente descarta o datagrama.

Tempo Limite atingido: Esta mensagem é enviada quando o tempo de vida do pacote se esgotou e o datagrama foi descartado (enviada por um roteador) ou quando o tempo de reintegração de um datagrama fragmentado se esgotou (típico de quando nem todos os fragmentos conseguem chegar ao destino, um host a envia).

Problema em um Parâmetro: Caso algum campo do datagrama IP tenha sido mal confiurado a ponto de impedir sua transmissão pela rede, esta mensagem é enviada à origem e o datagrama, descartado.

Páre Origem! (Source Quench): O roteador está na sua capacidade máxima de destinar datagramas e "pede" à estação de origem para parar de enviar ou diminuir a freqüência de envio dos datagramas. O roteador, ao enviar estas mensagens, está descartando pacotes.

Redirecionamento: A seguinte situação causaria o envio de uma mensagem de redirecionamento ao host de origem do datagrama:



O computador 1 quer enviar um datagrama ao computador 2 mas ele descobre que o computador 2 não está na mesma subrede - então ele envia o pacote atavés do Roteador 1. O próximo roteador a ser encaminhado o pacote, de acordo com a tabela de roteamento do roteador 1, é o Roteador 2. No entanto, o Roteador 1 nota que o computador 2 está na mesma rede que o Roteador 2, então envia uma mensagem ICMP de Redirecionamento ao Computador 1 dizendo que melhor seria se ele enviasse o datagrama diretamente através do Roteador 2.


Eco (Echo): Tipo de mensagem utilizada por vários utilitários do TCP/IP (incluindo Ping), em que a mensagem do datagrama original deve voltar à estação de origem.

Marca de Tempo (Timestamp): Mensagem de eco que inclui uma marca de tempo. O destinatário lê e adiciona sua própria marca de tempo. Utilizada para determinar o tempo necessário para um datagrama ir até o destinatário e voltar à estação de origem.

Resposta/Requerimento de Informação: Esta mensagem ICMP foi criada para permitir que estações de rede sem disco pudessem descobrir seus próprios IPs na hora da inicialização. Tornou-se obsoleta.

Utilitários que funcionam com base no ICMP

Trace Route

O trace route serve para descobrir o caminho que um datagrama percorre entre um determinado host e outro na rede. No Windows, entre em um prompt de comando e digite tracert host, onde host é o nome ou o IP do host para o qual você deseja a rota. O seguinte processo é executado:



1. O programa envia uma mensagem ICMP de eco para o destino com um TTL suficiente apenas para chegar ao próximo roteador.
2. O roteador diminiu o TTL e, como chegou a zero, descarta o pacote e envia uma mensagem de Tempo Limite Atingido de volta para o originador.
3. O trace route examina o datagrama do tempo limite e determina de onde veio. Após isso, ele coloca estas informações na tela.


O trace route continua a incrementar o TTL até atingir o destino ou até o tempo de vida máximo permitido. Ele é muito útil para determinar em qual parte da rede o datagrama pára, em caso de um problema de comunicação entre dois hosts.

Ping

O ping se utiliza de uma mensagem ICMP de eco para determinar se um host está online e funcionando corretamente: caso o host estiver online, ele retornará com uma mensagem de resposta ao eco. O ping analisará esta mensagem e determinará quanto tempo se passou entre a mensagem de eco enviada e a resposta e mostrará os resultados na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário