quarta-feira, 13 de maio de 2009

Evolução das Placas de Vídeo


Evolução das Placas de Vídeo
-parte3

No ano seguinte, a NVIDIA lançou a Riva 128 ZX, versão melhorada da Riva 128 original, e que tinha até 8MB de memória dedicada de vídeo (apenas para comparar, atualmente existem placas com mais de 1GB de memória dedicada). Após o fiasco da Voodoo Rush, que tinha desempenho inferior à Voodoo 1, a 3DFX lançou a verdadeira sucessora da Voodoo1: a Voodoo 2 e a Voodoo Banshee (versão enfraquecida da Voodoo 2, com menor custo).

Até mesmo a Intel tentou entrar o mercado, mas logo desistiu e passou fabricar apenas chips de vídeo onboard. A NVIDIA respondeu ao lançamento da Voodoo 2 com a linha Riva TNT, que não fez muito sucesso por causa de problemas de aquecimento, mas ela serviu como base para as placas de vídeo a sucederam.

Após diversos fabricantes desistirem de criar placas de vídeo, em 1999 haviam apenas três grandes competidores no mercado de placas de vídeo 3D: ATI, NVIDIA e 3DFX, com as linhas Rage 128, Riva TNT2 e Voodoo 3, respectivamente.

A ATI Rage 128 recebeu diferentes versões e foi atualizada para a Rage 128 PRO, com melhor processamento do Direct 3D e na codificação/decodificação de vídeos. Os chips da Rage 128 PRO foram usados como base para a criação da Rage Fury MAXX, onde dois chips ocuparam a mesma placa e cada um renderizava um frame diferente.

Como não havia softwares compatíveis com esta tecnologia, ela foi comercialmente ignorada, embora a idéia de se usar dois chips de vídeo na mesma placa seja utilizada até hoje em dia.

Já a linha Riva TNT2 da NVIDIA apresentou poucas diferenças entre seus modelos, mas a empresa conseguiu emplacar um dos modelos mais potentes até então: a Riva TNT2 Ultra.

A Voodoo 3 dividiu com a Riva TNT2 o posto de melhor placa de vídeo, mas ela foi a última placa de vídeo de sucesso da 3DFX, pois no ano seguinte a empresa foi comprada pela NVIDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário