quinta-feira, 28 de maio de 2009

Monte você mesmo o seu computador





O que você precisa ?



Este tutorial foi desenvolvido baseado na montagem de um computador onboard (mais barato porém menos potência).



Você é quem determina o que quer fazer com o seu computador: para quê montar um ótimo computador se você irá utilizá-lo apenas para edição de textos e navegar na internet ?



Você pode comprar peças baratas e de diversos fabricantes. Lembre-se: Pechinche! Não compre nada sem olhar em pelo menos três lojas.
Vamos para a parte interessante do tutorial:



Os componentes que irá precisar:



1 - Um monitor de 14, 15, 17, 19 ou 21 polegadas

2 - Um teclado

3 - Um mouse

4 - Um gabinete ATX (o mais utilizado hoje em dia, e, 300W já é o suficiente)

5 - Uma placa mãe (neste caso

6 - Um processador

7 - Um HD ( de qualquer capacidade, marca e modelo)

8 - Pente de Memória RAM

9 - Um drive de Cd-Rom

10 - Um drive de disquete 3 1/2"

11 - Um estabilizador



As ferramentas que irá precisar:

1 - Chave de Fenda

2 - Chave Phillips

3 - Pinça ou extrator de jumpers

4 - Pulseira Anti-Estática (para não queimar componentes)



Assim já dá pra começar a montar o computador.



A primeira coisa ser feita é abrir a tampa lateral do gabinete: desparafuse-a e puxe-a deslizando ao lado contrário do gabinete. Depois de aberto verá uma chapa de metal dentro do gabinete: desparafuse-a e retire-a também para termos espaço suficiente para trabalhar. Agora encaixaremos a placa-mãe nesta chapa de metal ...



Posicione os furos da placa mãe com a chapa de metal, pegando os parafusos da placa mãe e parafusando-os, unindo a placa mãe junto da chapa de metal. Você também poderá utilizar espaçadores e parafusos hexagonais. Veja o esquema de chapa de metal: ao lado são os espaçadores e parafusos hexagonais.





A parte pontiaguda deve ser encaixada nos furos apropriados na placa-mãe, enquanto a cabeça deve ser encaixada nas fendas da chapa do gabinete.



Depois da placa-mãe estar fixa e firme nesta chapa de metal, é hora de voltar com ela para dentro do gabinete. Isso é um processo muito simples: localize os furos do gabinete e alinhe-os com os furos da chapa de metal. Parafuse-os e verifique se está firme e que não há nada entre a chapa e a placa mãe e ligue os cabos de força da fonte na placa mãe. O conector está próximo à bateria que a placa mãe possui. Agora vamos instalar o HD:



Encaixe o HD numa baia disponível no gabinete. Veja abaixo uma baia com um gabinete já instalado e o esquema da parte de trás do HD:







Pegue o Flat Cable e ligue (com o friso vermelho voltado para a direita) onde está escrito "40-pin IDE connector" e ligue o HD na ponta do Flat Cable. Agora pegue o cabo de força e ligue em "Power supply connector". A ligação do Cd-Rom é igual ao do HD- apenas pegue-o e ligue-o no segundo conector do Flat Cable. Por fim, ligue o cabo de força.



A ligação do drive de disquete é igual ao do HD, apenas pegue o Flat Cable (aquele mais fino e trançado) e ligue-o. Não esqueça do cabo de força. Vamos encaixar o pente de memória: localize o slot dos pentes de memória e faça como na figura:



A posição que é colocada na placa mãe depende das fendas do pente de memória.Veja na figura e alinhe-as com a placa mãe:



Basicamente está montado o computador - mas ainda
faltam os leds. Verifique no manual da placa mãe onde está localizado os pinos para os leds e ligue-os conectando-os corretamente (no próprio conector do led está escrito a função, basta localizar o encaixe na placa mãe).



O computador está montado internamente ! Dê uma olhada de como ficaria o esquema do computador montado abaixo (nenhuma montagem será igual pois cada placa mãe tem seus dispositivos e localização diferentes - mas dá para ter uma boa idéia de como ficará)



Pegue a tampa lateral do gabinete e feche-o. Parafuse a tampa e agora ligue os cabos de força, impressora, mouse, teclado e monitor.
Pronto ! O seu computador está pronto para funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário