quarta-feira, 20 de maio de 2009

Proteja-se de spywares com o SUPERAntiSpyware



Softwares de segurança sempre são bem vindos. Hoje vamos conhecer o SUPERAntiSpyware, que tem duas versões. A versão gratuita oferece apenas um nível básico de proteção contra spywares, enquanto a versão profissional pode ser usada gratuitamente por 15 dias e custa a partir de US$ 29,95. Vamos conhecer as principais funcionalidades da versão profissional do software.

01. Quando o programa for iniciado pela primeira vez, aproveite para configurar o nosso português como idioma padrão. Você passará por um assistente para ativar as principais funcionalidades do programa.

02. A tela principal do SUPERAntiSpyware é semelhante a um assistente do Windows. Algumas opções são diretas, como Procure Atualizações (que faz a atualização da base de dados do software, se necessário) e Gerenciar a Quarentena, para verificar os arquivos considerados suspeitos pelo programa. A opção Escaneia seu PC permite fazer uma varredura manual no sistema.

03. Na tela de varredura, você pode escolher quais drives serão verificados e qual tipo de varredura será feita: Escaneamento Rápido verifica os alvos em potencial mais comuns do sistema, enquanto Escaneamento Completo verifica todos os locais. Escaneamento Personalizado permite escolher quais setores do sistema serão varridos. Clique em Avançar para iniciar a varredura.

04. Se você não tem paciência de esperar uma varredura completa, pode usar a opção Scheduled Scanning para agendar uma varredura. Aqui você pode definir o tipo de varredura que será feita (Tipo de Escaneamento) e ativar opções como reiniciar o computador se for preciso para remover alguma praga (Reinicie o PC se for preciso...) e desligar o computador quando a varredura estiver encerrada (Automaticamente desligar o PC...).

05a. Configurações mais avançadas do SUPERAntiSpyware podem ser escolhidas através do botão Preferências na janela principal do programa. Na Guia Controle de Escaneamento, você pode cadastrar arquivos (Gerenciar Itens Permitidos) e pastas (Gerencie Pastas Excluídas) que não serão varridos. Você também pode fazer com que a varredura só varra pastas com algum arquivo executável (Ignore pastas não executáveis) e com conteúdo menor que 4MB (Ignore pastas maiores de 4MB).

05b. Na Guia Proteção de Tempo Real, você pode ativar ou desativar a proteção automática contra spywares (Permita proteção de tempo real) e configurar como o SUPERAntiSpyware avisará que captou um arquivo malicioso (Notificação de Tempo Real).

05c. Já na Guia Proteção Hi-Jack, você pode travar a modificação da página inicial do Internet Explorer (Proteja a home Page contra mudança) e impedir que algum aplicativo malicioso tente remover o SUPERAntiSpyware (Evite deletação de SUPERAntiSpyware por aplicações).

05d. Finalmente, a Guia Consertos apresenta várias entradas do registro do sistema para resolver problemas como o ‘sumiço’ do Gerenciador de Tarefas (Enable Task Manager) e das Opções de Pasta (Enable Windows Explorer Folder Options) do sistema. Basta selecionar e clicar em Conserte....

Nenhum comentário:

Postar um comentário