segunda-feira, 29 de junho de 2009

Personalize sua área de trabalho com o Nexus Dock!



Alguns programas de personalização visual são bons o suficiente para adicionarem funcionalidades ao computador, e não apenas para melhorá-lo visualmente. O Nexus Dock é um bom exemplo disto. Este software gratuito é uma barra de atalhos com várias funcionalidades extras.

01. Após a instalação do Nexus Dock, ele já entra em ação. Veja que a maioria dos ‘atalhos’ padrão é, na verdade, módulos com funcionalidades extras, como o relógio e o visualizador de clima. Para adicionar um atalho, o método mais simples é arrastá-lo até a barra – embora nas versões antigas do Windows, o resultado seja visualmente lamentável.

02. Para adicionar um novo item usando de forma formal, clique com o botão direito do mouse em qualquer ícone e escolha Insert New Dock Item. A opção Remove from Dock remove o item clicado.

 

03. Em Item type, você deve escolher o tipo de ícone que será posto, como pasta (Folder), programa (Program), módulo (Module) e atalho para a Internet (URL). Em Hot Key, você pode cadastrar um atalho de teclado para abrir o item e o ícone que o representará deve ser escolhido em Change Icon – na verdade, não é um ícone, mas uma imagem PNG.

04. Para entrar nas configurações do Nexus Dock, clique com o botão direito do mouse em qualquer ícone e escolha Preferences.


05. Caso queira, mude o idioma para Português na guia Acerca de (About). Só destacando que este é o português de Portugal, e não o do Brasil.

06. Guia Posição e Comportamento: Marque a posição Prender a uma das margens do ecrã para que o Nexus Dock sempre esteja numa das extremidades do monitor (a extremidade escolhida em Prender a doca a que margem do ecrã?). Se você tiver mais de um monitor, escolha qual monitor terá o Nexus Dock (Prender a doca a que monitor?). Para agilizar o uso do Nexus Dock, marque as opções Ocupar doca automaticamente após uma curta pausa, para que a barra de atalhos fique escondida, e Impedir que janelas maximizadas cubram a doca, para que a barra sempre fique por cima das outras janelas.

 

07. Guia Aspecto: Aqui você pode definir o Tamanho dos ícones da doca, seu nível de transparência (Opacidade da doca), se haverá texto abaixo dos ícones com os nomes (Mostrar descrição do item à passagem do rato) e a formatação deste texto (Tipo de Letra das Descrições).

08. Guia Efeitos: Se você quer destacar o ícone onde o mouse está passando no momento, escolha qual efeito visual será usado em (Que efeito especial aplicar à passagem do rato por cima da doca?). Outro efeito que pode ser ativado é o ‘salto’ do ícone de uma aplicação, quando este é usado para abri-la (Fazer saltar o ícone ao executar uma aplicação).

09. Guia Temas: Não há muito que discutir aqui. Você pode trocar o tema do Nexus Bar, e baixar novos temas em Descarregar Mais Temas.

10. Guia Geral: Se você quer ter acesso rápido à janela de propriedades, escolha o atalho de teclado que será usado para insto em Teclas de Acesso ao Ecrã de Preferências. Mas se o Nexus Dock está deixando o computador muito lento, a opção Desativar todas as animações pode ser uma boa saída. Finalmente, se você quer que o Nexus Dock seja iniciado com o Windows, marque Executar o Nexus no arranque do Sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário