quinta-feira, 25 de junho de 2009

O registro do Windows



"Afinal, o que é e para que serve o registro do Windows?" A resposta está bem aqui, neste tutorial: no registro do Windows estão gravadas informações muito importantes para o funcionamento do Windows. Exemplo: você acaba de instalar um programa; onde você acha que foram gravadas as informações sobre ele como localização da pasta, nome e etc.. ?, no registro do Windows, é claro!

Utilitário de edição do registro
O Windows possui um utilitário para edição do registro chamado regedit.exe : você pode acessá-lo clicando no menu Iniciar > Executar e digitar regedit. Este utilitário está dividido em duas partes: à esquerda estão as ramificações (chaves) e à direita as sub-chaves.



Backup do registro
Problemas no registro podem resultar em problemas sérios, dependendo da modificação feita no mesmo, e você corre o risco de não poder mais iniciar o sistema operacional. Para isso, antes de fazer qualquer alteração no registro, é altamente recomendável que você realize um backup:

1. Para realizar um backup no registro, primeiramente você deve clicar com o botão direito do mouse na chave que deseja efetuar o backup e selecionar Exportar. Você também pode selecionar a árvore "meu computador", efetuando desta maneira você fará backup completo do registro : )



2. Agora verifique se no campo Intervalo de exportação esteja escrita a chave correta, após verificar, clique em Salvar.



3. Para restaurá-lo, é só abrir o arquivo, selecionar Sim e depois Ok

As chaves do registro

HKEY_CLASSES_ROOT

É um atalho para a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes, essa chave já era para ter se acabado, mas ela existe para manter a compatibilidade com programas de 16 bits, que são da época do Windows 3.x

HKEY_CURRENT_USER

É um atalho para a chave HKEY_USERS\X, onde x é o usuário que efetuou logon no sistema

HKEY_LOCAL_MACHINE

Essa chave, sem dúvida, é a mais importante: nela são armazenadas informações de programas, informações do sistema operacional e componentes do computador. Esta chave é na verdade é o arquivo system.dat

HKEY_USERS

Essa chave armazena as configurações dos usuários que fazem logon no Windows: wallpaper, proteção de tela, e etc... Essa chave é o arquivo, user.dat

HKEY_CURRENT_CONFIG

É um atalho para HKEY_LOCAL_MACHINE\CONFIG\XYZ, onde xyz é igual ao seu perfil de hardware atualmente configurado. Como a maioria dos usuários só possui um perfil, xyz normalmente é 000.

Lixo no registro

Após você ter instalado programas, jogos, você não precisa mais deles e resolve desinstalá-los, você acha que está tudo certo e não sobrou vestígio algum destes programas, será que não? Além de algumas dlls espalhadas pelo computador, sobram chaves inúteis no registro que não servirão para mais nada além de deixarem o Windows lento pois a informação que elas contém é inútil. Para limpar o registro existem diversos programas úteis, sendo que um deles é o Regcleaner: ele elimina as informações inúteis do registro, tornando o Windows mais rápido.

Mas o que eu posso fazer no registro?

São inúmeras as possibilidades de coisas que se pode alterar: se eu fosse colocar todas aqui eu gastaria umas 200 páginas :) ... Mas você pode pesquisar por boas dicas - inclusive no Fórum do BABOO há algumas dicas de otimização do Windows que podem ser feitas pelo registro! Só para você ter uma noção básica de coisas que se pode fazer, separei duas pequenas dicas para você.

Modificando o nome na barra do Internet Explorer

Para fazer isso, vá na chave HKEY_USERS\.DEFAULT\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main, do lado direito crie um novo valor de sequência com o nome de "Window Title" (Sem aspas), dê dois cliques nela e digite um texto, ou mesmo seu nome. Essa dica vale do IE 4.0 em diante.

Alterando os nomes registrados como usuário e empresa

Vamos supor que você comprou o seu computador em uma loja e não o montou, ele veio com o nome registrado como consumidor, e empresa xyz informática, quer mudar isso? Então vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows \CurrentVersion, e abra as subchaves RegisteredOwner, e RegisteredOrganization, para abri-las, dê um duplo clique e altere os nomes que estão escritos.

OBSERVAÇÃO: não é recomendável você mexer no Registro do Windows caso você não saiba exatamente o que fará ali pois modificações erradas nele podem impedir o funcionamento correto do Windows ou de algum programa instalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário