Às vezes o gerenciamento de memória do Windows deixa a desejar, fazendo com que algumas áreas fiquem excesivamente fragmentadas sem necessidade. Isto ocorre muito quando se trabalha intensivamente no Windows 95, 98 e Me, embora muito menos no Windows NT, 2000 , XP e 2003.
O RAMpage tem por finalidade liberar para uso memória já não usada pelos programas: ele informa em um pequeno ícone na bandeja do sistema a memória livre atualmente do Windows e pode fazer a liberação até mesmo automaticamente.
- Página da oficial do programa: http://www.jfitz.com/software/RAMpage/index.html.
O programa é gratuito e o download é feito em um arquivo .ZIP, de forma que devemos descompactá-lo e executar SETUP.EXE para instalá-lo.
Se o usuário tiver algum problema com o uso da instalação, pode fazer o download somente do arquivo executável aqui. Isto é válido nos casos em que a pessoa não tem direitos de acesso (em Windows NT ou 2000, por exemplo), ou que o programa de instalação não reconheça a versão do Windows.
Ao executarmos o programa teremos sua tela de configuração, que será vista mais adiante. Ao clicarmos OK nesta tela estaremos ativando o RAMpage, e ele colocará seu ícone na bandeja do sistema (como visto na imagem anterior).
Primeiramente veremos seu menu, que é acessado clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa (também pode ser visto na imagem anterior).
Free Memory: Libera a memória do sistema. É o mesmo que dar um duplo-clique no ícone do programa.
Details: Mostra uma lista de tipos de memória e quantidade total/disponível:
Temos nesta imagem a quantidade de memória RAM instalada (Total RAM) e quanto dela está livre (Free RAM), assim como as mesmas informações para a memória paginada e para a memória virtual.
Help/Config.: Mostra a tela de configuração do programa.
Exit: Encerra a execução.
Um ótimo recurso do RAMpage é a liberação da memória usada por um programa assim que este é encerrado. Para isso acontecer, deveremos criar um atalho para o programa desejado, e então proceder da seguinte maneira:
1. Clicar com o botão direito do mouse sobre o atalho, e então clicar em Propriedades.
2. No campo Destino deve-se inserir o caminho para o arquivo RR.EXE, que é encontrado na pasta onde o RAMpage foi instalado.
3. Clicar em OK.
O resultado seria a seguinte linha no campo Destino do atalho (como exemplo, um atalho para o programa WinRAR, com ambos programas instalados na unidade E: do sistema): "E:\Arquivos de programas\RAMpage\rr.exe" "E:\Arquivos de programas\WinRAR\WinRAR.exe".
Deve-se tomar o cuidado de manter um espaço entre os caminhos dos programas. Quando um programa iniciado desta maneira for encerrado, o RAMpage tentará liberar a memória por ele usada. Por isso o programa deverá estar sendo executado para a função funcionar corretamente.
Vejamos agora a configuração do RAMpage:
Free memory automatically when RAM falls to, or below: Define um valor de memória livre mínimo para o sistema. Se a quantidade de memória atingir este valor, ou abaixo dele, automaticamente o RAMpage tentará liberar memória.
When freeing memory: Define qual será o valor de memória que o RAMpage tentará liberar quando sofrer um duplo-clique. Com Try to free an additional o programa tentará liberar tanta memória quanto o que ali estiver estipulado. Já com Try to reach this target o programa tentará levar a quantidade de memória livre até o valor ali estipulado, independente de qual a quantidade atualmente.
Start RAMpage when Windows starts: Faz com que o programa seja executado assim que o Windows for iniciado.
Run hidden, (no icon, automatic freeing only): Com esta opção ativa não será adicionado um ícone do programa na bandeja do sistema e com isso somente o modo de liberação de memória automaticamente estará disponível.
Beep when freeing memory automatically: Executa o som de "Exclamação" do Windows sempre que for executada a liberação automática de memória.
Free memory even if the last attempt failed: Forçará a liberação de memória mesmo que na operação anterior tenha ocorrido algum erro.
Display Style: Define qual o modo de exibição das informações (quantidade de memória livre) será usado no ícone do programa.
"Details" in: Define como serão exibidos os valores de memória (se em MBytes (MegaBytes) ou simplesmente em Bytes).
Defragment: Relacionado com a maneira como o Windows trata a memória, envolve termos mais técnicos para uma melhor explicação. Ao contrário do que se pode imaginar, a melhor opção é When Low, como definido na imagem acima.
Agora que aprendemos como usar este programa, não vale mais aquela desculpa "Meu Windows tá sem memória!"

Nenhum comentário:
Postar um comentário