domingo, 7 de junho de 2009

Febre de Redes Wireless

Atualmente é uma febre as redes wireless, ou seja, redes sem fio, são pessoas que querem instalar em suas casas ou escritórias as redes sem fios e se beneficiar das facilidades e diminuir os transtornos gerados pela instalação de cabos de rede, como furar paredes por exemplo, além de aproveitar e garantir a mobilidade dos computadores numa casa, além da dar maior mobilidade aos usuários de notebooks.

É claro que não se pode esquecer daqueles que desejam compartilhar a internet com seus vizinhos mais próximos, ou até quem sabe, emitir sinais a distâncias maiores, podendo ser por hobby ou até por necessidade.

Para instalar e gerenciar mesmo que seja uma pequena rede wireless, é preciso ter alguma noção de como instalar e ativar uma rede wireless, saber como fazer a configuração de roteadores, saber pelo menos um pouco sobre segurança e gerenciamento de acesso.

Esse texto aborda informações bem básicas, mas acredito que servem perfeitamente para empresas com estrutura operacional pequena ou até média, e serve também aos usuários domésticos e de condomínios.

Antes de pensar em distribuir sinal, devem ser analisadas as necessidades para determinar quem será o provedor de serviços de internet, saber qual o pacote de serviços, saber qual a velocidade de download, a velocidade de upload, e devem ser levados em conta a quantidade de usuários que terão acesso ao sinal.

Deve-se ter muita atenção no que diz respeito a assinatura de um plano de acesso à internet com um provedor de acesso à internet, seja por companhia telefônica, TV a cabo ou qualquer outro meio de acesso, deve ser observado que os planos de acesso possuem duas velocidades e que devem ser levadas em conta, é a velocidade de download e a velocidade de upload.

A velocidade de download geralmente dá o nome ao serviço, como exemplo, turbo 600 da brasiltelecom refere-se a velocidade com que os dados que vem do provedor até o modem de banda larga.

Toda vez que um e-mail é recebido, cada vez que uma página de internet é carregada, cada vez que um vídeo é assistido, cada vez que uma música é escutada, antes da execução do arquivo, é necessário que o arquivo seja "baixado" para o computador, ou seja, é feito o download do arquivo de um servidor na internet para seu computador.

Toda vez que um e-mail é enviado, toda vez que uma nova página em HTML, PHP, ASP ou outro em outro formato é publicada, quando o MSN ou o Skype é usado para enviar mensagem para alguém, está "subindo" arquivos do computador para a internet, é o mesmo que dizer que está sendo feito um upload.

O que existe de fato, é que nas casas é normal serem feitos mais download de arquivos, ou seja, é preciso prestar atenção na velocidade nominal de download.

Nas empresas, é costumeiro exigir mais velocidade de upload, isso é devido devido ao envio de e-mails com anexos, que geralmente são grandes, e enviados com muita frequência, e claro, existem outras necessidades.

A quantidade de usuários, também deve ser considerada, não importando se seja em residência ou na empresa, mas sempre tendo connhecimento da atividade que será desenvolvida através da internet, é óbvio que quanto maior for a velocidade do sinal melhor será o desempenho do sistema.

Resumindo, um sinal de 1 méga bytes por segundo (1 mbps) de download e um sinal de 1 méga bytes por segundo (1 mbps) de upload, pode ser usado com tranquilidade num ambiente de 50 usuários.

Depois de ter escolhido qual o plano de acesso que será utilizado, é hora de comprar o material, e o material deve escolhido de forma que sejam equipamentos que sejam de qualidade e sejam confiáveis, mesmo porque, uma rede tem que prestar serviço de acesso com estabilidade e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário