quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que acontece com o seu PC quando ele vai para o lixo?




Muitos de nós nem sequer tem preocupação no que isto pode causar ao meio ambiente e talvez só começaremos a nos preocupar quando os efeitos do lixo eletrônico nos afetarem diretamente. No Brasil por enquanto não há uma grande preocupação por ser um país subdesenvolvido e por possuir pouca parcela da população usuária de computador - mas em alguns países isto é um problema sério e de difícil solução.



O monitor é o vilão
Sem dúvida, o grande causador dessa preocupação que ronda em lugares lotados de computadores como Silicon Valley é o monitor - especialmente os modelos CRT (o monitor com tubo de imagem que provavelmente você deve ter em casa) Também, pudera: ele possui 5 substâncias tóxicas: chumbo, mercúrio, cádmio, bário e fósforo - e todas elas podem levar à morte se manuseadas sem o devido cuidado. Mas qual o motivo do monitor possuir essas substâncias ? A resposta é simples: o monitor emite radiação e algumas dessas substâncias são essenciais para nos proteger dela pois se elas não estivessem ali nós poderíamos ter sérios problemas de saúde.

Um grande perigo seria jogar fora estes monitores sem o devido cuidado pois as substâncias tóxicas contaminarão o ambiente ao redor podendo afetar seres vivos e contaminar o ambiente que vivemos.



O que devo fazer em relação ao meu monitor?
Esse problema estaria facilmente resolvido se parássemos de usar esses monitores convencionais e passássemos a usar os monitores de tela plana. Mas isso não é tão fácil: além do monitor de tela plana ser muito caro (estando inacessível à grande parcela da população), se ele fosse comprado em grande quantidade ninguém guardaria seus monitores antigos e isso resultaria em um número ainda maior de monitores CRT no lixo. O preço dos monitores está decaindo e o CRT está perdendo popularidade, aumentando assim o número deles no lixão - e o tamanho do problema.





Mas, é só o monitor que agride a natureza?
Não, o monitor é um grande problema, mas também são preocupantes o despejo de outros componentes como cartuchos de impressora, CPUs, placas mãe e outros componentes que possuem toxinas que podem ser liberadas na natureza.



A culpa é de quem?
Na verdade a culpa disso tudo não é de uma única empresa ou pessoa em especial: a culpa disso tudo está na popularização dos computadores e a extrema velocidade de evolução de peças e componentes pois em cerca de 6 meses, estima-se que o seu computador começa a se tornar obsoleto em comparação aos que vem sendo lançados no mercado. As pessoas que são mais familiarizadas com a informática costumam realizar upgrades no seu PC e vendem as peças antigas; o usuário comum, por outro lado, normalmente utiliza o computador para trabalhos escolares, Internet e afins, e guarda o computador por mais tempo pois não necessita de algo melhor. Com o passar do tempo essa pessoa descobre que o seu computador não serve para mais nada e está completamente ultrapassado e neste ponto o usuário normalmente tenta vender o seu computador - mas como normalmente não encontra compradores, ele resolve jogá-lo no lixo.



A solução
A única solução nesse caso são os programas de reciclagem das grandes empresas, poucos difundidos, pois poucas pessoas conhecem: elas se disponibilizam a recolher os computadores que você pretende jogar no lixo a fim de manter uma boa imagem perante ao público e preservar o meio ambiente.

Uma curiosidade: o lixo eletrônico ganhou um nome próprio: "e-waste"



Nenhum comentário:

Postar um comentário