domingo, 7 de junho de 2009

As Redes Wireless

A palavra wireless vem do inglês, wire que significa fio ou cabo, less significa sem, como no inglês tem muita coisa que olhando do ponto de vista da língua portuguesa é de trás para frente, wireless significa sem fio ou sem cabo.

Wireless é caracterizada por qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos.

Uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar, e pela facilidade de instalação e de uso, as redes sem fio estão crescendo cada vez mais, por isso, o Ibytes não vai ficar olhando as coisas acontecerem, também o assunto wireless terá seu espaço aqui no Ibytes.

Dentro do modelo de comunicação wireless, enquadram-se várias tecnologias, como Wi-Fi, InfraRed, bluetooth e Wi-Max.

O controle remoto de sua televisão ou do seu aparelho de som, seu telefone celular e uma infinidade de outros aparelhos que trabalham com conexões wireless, cada qual com um tipo de tecnologia, mas pelo fato de ser sem fio, é wireless.

Nas categorias das redes wireless, existem vários tipos de redes que são redes locais sem fio ou WLAN, redes metropolitanas sem Fio ou WMAN, redes de longa distância sem Fio ou WWAN, redes WLL, e o novo conceito de redes pessoais sem fio ou WPAN.

As aplicações de rede estão dividas em dois tipos, as aplicações indoor (interno) e aplicações outdoor (externo).

De maneira bem simples, se a rede necessita de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é realizada por uma aplicação outdoor, e um exemplo de uma aplicação outdoor é a de dois prédios de uma mesma empresa.

Com isso podemos entender da seguinte maneira: a comunicação dentro de cada um dos prédios é do tipo indoor, e a comunicação entre os dois prédios é do tipo outdoor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário