quinta-feira, 4 de junho de 2009

O R.O.E. em 2,4 Ghz

Tem algo bem interessante e que é ignorado na instalação das antenas para distribuição de conexão entre computadores, na maioria dos casos, não importa a conexão com outro computador, o que importa mesmo é o sistema funcionar e poder distribuir acesso a internet, com isso ganha-se dinheiro, status e aparecem até amigos que haviam sumidos há anos atrás.

Há algum tempo, assim que surgiram as primeiras placas wireles e os primeiros roteadores wireless, eu achava que o fato de não ser considerado importante o tamanho do cabo coaxial entre a saída de RF e a antena na frequência de 2,4Ghz era devido as pequenas potências empregadas, mas com experiência adquirida, no meu modo de entender, com base nos testes que fiz, a qualidade e o tamanho do cabo coaxial tem importância fundamental, isso não quer dizer que não seja possível fazer experiências com outros tipos de cabos, mas quem já utilizou rádio amador em 40M, 80M, PX, etc., sabe o saco que é acertar o R.O.E. e quando fica muito complicado para acertar, a melhor opção é usar um acoplador de antenas.

Existem muitos "técnicos" que estão envolvidos na informática, fazem instalações de sistemas completos, e é claro, instalam até as antenas, são doutores no assunto, mas não sabem o que é R.O.E., é para esses eu escrevo que R.O.E. é a relação entre as ondas de rádio que realmente são transmitadas para o espaço e as ondas que ficam perdidas nos cabos, conectores e até mesmo no circuito de transmissão de rádio frequência.

Na área da informática quase ninguém fala disso, mas o R.O.E. é um detalhe muito importante, mas parece que pensam que só porque trabalhamos com potências muito baixas, o R.O.E., nunca é muito alto, mas posso afirmar que esse detalhe não deve ser ignorado.

Para medir o ROE é necessário ter um medidor interligado entre o rádio e a antena.

São duas as coisas que estão relacionadas a R.O.E. baixo: o cabo coaxial cortado no tamanho correto, e a antena bem dimensionada para a frequencia correta.

Até a data atual, antes que me perguntem, não conheço software com a finalidade de medir o ROE.

Na faixa de 2,4 Ghz ou 5.8 Ghz o R.O.E. pode ser medido com um wattimetro apropriado para estas frequências, sugiro o wattimetro da Bird Modelo 043 (fabricante: olha meu jabá heim?), ele vai medir a potência refletida em mw, e será possível saber percentual da potência refletida.

Quanto ao comprimento do cabo, devemos nos preocupar com a perda de potência do mesmo e não com as ondas estacionárias em relação a comprimento do cabo, mesmo porque que os multiplos destas frequencias altas, são números tão insignificantes que não representam problemas.

De qualquer modo, com base nas minhas experiências, descobri que quanto menor for o tamanho cabo coaxial, melhor é o rendimento do sistema em se tratando de alcance.

Só para não esquecer, para medir a potência, o wattímetro deve ser instalado entre a saída do rádio (saída de RF do roteador ou placa) e a antena, sendo necessário que o rádio mantenha o TX constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário