quarta-feira, 22 de abril de 2009

Trabalhando com camadas no Fireworks MX



Trabalhando com camadas no Fireworks MX



Iniciaremos comentando a definição de camada, para que fique bem claro o que é e como podemos tirar proveito dela. Podemos fazer idéia de camada como sendo planos paralelos no documento, ou seja, folhas transparentes sobrepostas, onde podem existir elementos gráficos em páginas (folhas) separadas. Essas folhas (camadas) têm uma ordem de empilhamento - portanto ela pode bloquear elementos gráficos de uma outra camada se estiver em algum nível acima desta outra, como realmente acontece com folhas de papel. Podemos reagrupar essa ordem de empilhamento tantas vezes forem necessárias para assim obter o resultado final esperado.



Agora que já temos uma noção prática do que é uma camada, vamos ver no que esse recurso pode ajudar a melhorar o design de nossos documentos.



Utilizamos camadas para criar áreas separadas da página onde podemos adicionar outros objetos, como textos ou gráficos. As camadas são como molduras (frames), mas com uma principal diferença, pois podemos posicionar livremente uma camada dentro do documento. Essa característica nos permite criar pequenos efeitos de animação. Para isso é recomendável utilizar outra ferramenta própria, o Macromedia Flash.



Veremos agora alguns princípios básicos de como trabalhar com camadas no Fireworks MX.



O programa Fireworks MX pode ser adquirido no site da Macromedia: http://www.macromedia.com.br



O Fireworks trabalha com o sistema de painéis. Os painéis são encaixados em grupos do lado direito da tela. Nesses painéis podemos modificar ou verificar algumas características ou propriedades de objetos que compõem o documento. Quando iniciamos o Fireworks alguns destes painéis já estão sendo exibidos. Para visualizar um painel que não está sendo exibido, basta clicar no menu Janela e escolher o painel que se quer exibir. Para exibir o painel relativo a camadas (se o mesmo não estiver em exibição), podemos ir no menu Janela e escolher a opção Camadas. Quando existe um ícone de "certo" ao lado de um nome de painel, isso quer dizer que o painel já está sendo exibido.



Passemos agora para a parte prática e a outras definições quando necessário for.









1. Em um documento novo (menu Arquivo > Novo) insira qualquer objeto. Este objeto já é automaticamente inserido em uma camada, verificamos isso no painel camadas (se este painel não estiver sendo exibido, o procedimento para exibi-lo está descrito nas linhas acima). Todos os outros objetos inseridos neste documento também farão parte dessa mesma camada, a menos que indiquemos outra camada para esses objetos.



2. Para inserir uma nova camada basta clicar no 1º botão que se encontra na parte inferior do painel Camadas (como na figura abaixo) ou se preferir clique no menu Inserir > Camadas. Para inserir um objeto nessa nova camada, basta selecionar a nova camada no painel camadas e inserir o objeto desejado. O nome da camada ativa estará sempre realçado no painel Camadas. Quando trabalhamos com mais de uma camada é recomendável nomear cada uma delas para que não façamos confusão umas com as outras. Para nomear (renomear) uma camada basta clicar duas vezes em um nome de camada, e então no painel Camadas será aberta a caixa de texto de nome da camada, bastando agora digitar um novo nome para a camada e teclar ENTER. Pronto: a camada foi renomeada.







3.
Quando queremos que uma camada seja visualizada ou ocultada no documento para facilitar a visualização de uma outra ou mesmo testar algum efeito, basta clicar no quadrado na segunda coluna à esquerda do nome da camada que se deseja ocultar/visualizar. O ícone de um olho indica que a camada está visível. Essa opção pode ser utilizada em várias camadas simultaneamente. Vale lembrar que quando exportamos um documento as camadas ocultas não são exportadas.



4. Às vezes temos a necessidade de alterar a ordem de empilhamento das camadas: para isso basta selecionar a camada desejada e arrastá-la para a ordem desejada, lembrando que quando inserimos uma camada nova, a mesma irá para o topo da lista.



5. A primeira coluna do painel Camadas serve para expandir/recolher (da nossa visualização neste painel) os itens que compõem a camada. Se o ícone for um sinal de subtração, a camada está expandida, ou seja, podemos ver no painel os objetos que estão nessa camada, se o ícone for um sinal de soma, a camada está recolhida, ou seja, não visualizamos no painel camadas os objetos da respectiva camada.











6. Bloquear/desbloquear camadas e objetos - Quando estamos trabalhando com várias camadas, em alguns casos existe a necessidade de proteger algumas delas para impedir uma alteração acidental de algum objeto contido nessa camada. Para isso existe o recurso de bloquear camadas. Para bloquear/desbloquear uma camada basta clicar no quadrado da última coluna à esquerda do nome da camada que desejamos bloquear/desbloquear, o ícone de um cadeado indica que a camada está bloqueada. Vale lembrar que os objetos de uma camada bloqueada não podem ser editados, o que facilita trabalhar com outras camadas simultaneamente sem ter o medo de cometer alguma alteração indesejada.



7. Exclusão de camadas - Para excluir uma camada, basta arrastar a camada que se deseja excluir para o ícone de lixeira no painel Camadas. Outro procedimento que podemos adotar é selecionar a camada e clicar no ícone de lixeira do painel Camadas.



8. Duplicar camada - Para duplicar uma camada devemos arrastar a camada que queremos duplicar até o botão Camada Nova/Duplicada. Outra opção é selecionar a camada que queremos duplicar e após a seleção desta camada clicar no menu de opções do painel Camadas (indicado na figura a seguir), escolhendo em seguida a opção Duplicar camadas.







Ao clicar nessa opção aparecerá a caixa de diálogo Duplicar camada, onde devemos indicar o número de duplicações que queremos fazer desta camada e o local onde essa camada duplicada deve ser posicionada. Temos quatro opções: No topo (do painel Camadas), Antes da camada atual, Depois da camada atual e Na base, ou seja no final do painel Camadas.









9. Camada da Web - Esta é uma camada especial que contém os objetos da Web, como fatias e pontos ativos, ou seja, elementos que proporcionam interatividade a documentos exportados do Fireworks. Esta camada é superior a todas as camadas e é compartilhada entre todas as molduras do documento.



10. Compartilhamento de camadas - Compartilhar camadas entre molduras é uma boa opção quando queremos que um objeto (por exemplo, um objeto que preencha o fundo) esteja presente em todas as molduras de uma animação. Aplicando esse recurso de compartilhar camadas, temos que quando uma dessas camadas for alterada, ou seja, se fizermos alguma modificação em alguma delas, as outras camadas serão automaticamente atualizadas em todas as molduras que usarem essa camada compartilhada. É simples compartilhar uma camada, bastando dar duplo-clique no nome da camada que se quer compartilhar e marcar a opção Compartilhar entre molduras. Outra opção é clicar no menu de opções do painel Camadas e escolher a opção Compartilhar Camadas.



Agora que já vimos todas as propriedades e as opções que podemos alterar nas camadas, estamos aptos a aproveitar melhor os recursos que este elemento nos oferece, melhorando o aspecto de nossos futuros projetos Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário