quarta-feira, 22 de abril de 2009

Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003


Instalando e configurando o TS no Windows Server 2003

Esta matéria está dividida em três tutoriais, que se complementam:

1. Instalando e configurando o Windows Server 2003 e IIS 6.0
2. Instalando e configurando o FTP no Windows Server 2003
3. Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003 (este tutorial)


Ao lê-los, você será capaz de:

1. Instalar e configurar o Windows Server 2003
2. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0
3. Instalar e configurar o FTP com isolamento de usuários (um usuário não pode acessar a pasta de outro)
4. Instalar e configurar o Terminal Server, permitindo acesso remoto aos Administradores ou usuários pré-determinados

No final deste tutorial há três dicas de segurança que devem ser implementadas para aumentar a segurança do seu servidor.


Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003
O TS (Terminal Server) é um serviço que permite que você acesse o seu servidor remotamente, trabalhando nele em modo gráfico como se você estivesse ali. O TS no Win2003 utiliza o protocolo RDP 5.2, que tem muitas melhorias em relação à versão 5.1 do Windows 2000 Server.

Você pode instalar o cliente do RDP 5.2 no Win9x, WinMe, WinNT, Win2000 e WinXP, permitindo com isso utilizá-lo ao acessar um servidor Win2003 (ou uma estação WinXP) via TS. Para fazer o download do arquivo, clique aqui.

Entre as novidades do TS do Win2003 em relação ao TS do Windows 2000 Server, estas são algumas:

- redirecionamento automático de impressoras e drives mapeados
- redirecionamento automático de áudio
- redirecionamento automático de fuso horário
- redirecionamento automático de portas seriais e paralelas
- reconexão automática de sessões (muito útil em conexões via wireless)
- suporte a cores com 24-bits
- suporte a encriptação de 128-bits
- suporte a autenticação via smartcard
- alocação dinâmica de banda
- restrições via GPO

Vamos à instalação do TS:

Clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > clique em Assistente para configurar o Servidor > clique em Avançar e Avançar. Se aparecer uma mensagem avisando que uma das conexões de rede não está funcionando, isso é normal pois indica que o seu computador tem duas placas de rede instaladas mas somente uma está conectada (imagem abaixo), bastando clicar em Continuar.

Clique na opção Terminal Server e clique em Avançar. Aparecerá uma mensagem informando que o servidor terá de ser reiniciado durante a instalação do TS:

Ao ser reiniciado, o Win2003 mostrará uma tela informando que o servidor agora funciona como Terminal Server.

Para utilizar o TS, basta você deve definir quais usuários poderão acessar o servidor remotamente. Para isso, clique no botão Iniciar > Painel de Controle> Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > duplo-clique em Usuários e Grupos locais > clique em Usuários. Na janela à direita você verá a lista de usuários. Clique com o botão da direita do mouse no usuário que você deseja permitir acessar o seu servidor remotamente > Propriedades > aba Membro de > clique em Adicionar > Avançado > Localizar agora > dê um duplo-clique em "Usuários da área de trabalho remota" e clique em OK.

Com isso, os usuários com permissão de acesso via TS poderão acessar o servidor remotamente. Para fazer isso de um computador com Windows XP, por exemplo, basta clicar no botão Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Comunicações > Conexão de área de trabalho remota. Em Computador, digite o IP do servidor e clique em Conectar-se. Assim que a tela de login do servidor abrir, deve-se preencher o nome de usuário e senha para poder acessá-lo. Usuários que tentarem se logar sem terem permissão para isso não conseguirão acessar o servidor via TS:

IMPORTANTE: para se desconectar do TS, jamais feche a janela dele. Ao invés disso, clique no botão Iniciar > Fazer logoff para que a sua sessão seja fechada e a conexão com o servidor seja finalizada corretamente

Para saber se há algum usuário acessando o seu servidor via TS, a maneira mais rápida é clicar com o botão da direita do mouse na barra de tarefas > Gerenciador de Tarefas > Usuários. Os usuários acessando o servidor via TS aparece com Sessão RDP-Tcp#x, aonde x é o número da conexão:


Três dicas simples de segurança para o Windows Server 2003

1. Auditoria de eventos
Habilite a auditoria de Eventos para que você tenha relatórios de acesso (com êxito ou não) ao seu servidor: clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > clique em Diretiva de segurança local > dê um duplo-clique em Diretivas locais e depois em Diretiva de auditoria.

Na janela à direita você tem várias opções que você pode configurar e as mais importantes são:

- Auditoria de eventos de logon: Êxito, Falha
- Auditoria de alteração de diretivas: Êxito, Falha
- Auditoria de gerenciamento de contas: Êxito, Falha
- Auditoria de uso de privilégios: Êxito, Falha

Com isso você pode monitorar essas auditorias no Visualizador de eventos: clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > clique em Visualizar eventos > clique em Segurança

2. Opções de segurança
Clique em Opções de segurança, altere a opção Logon interativo: não exibir o último nome do usuário para forçar a digitação do nome do usuário. Note que há dezenas de outras configurações que podem ser modificadas de acordo com a sua necessidade tanto nesta opção quanto em Atribuição de direitos de usuário.

3. Bloqueio de contas
Clique em Diretivas de conta > Diretiva de bloqueio de conta, altere a opção Limite de bloqueio de conta para 3, indicando que após 3 tentativas de login, a conta será bloqueada por 30 minutos (embora você possa mudar isso nas duas outras opções).

Nenhum comentário:

Postar um comentário