terça-feira, 14 de julho de 2009

Startup Sentry


Startup Sentry

Você quer saber quais programas são carregados durante a inicialização do seu Windows? Então o Startup Sentry foi feito para você! Com ele você poderá ver exatamente todos os programas e componentes que carregam na inicialização do Windows e saber se há algum programa querendo se aproveitar da sua máquina. Neste tutorial, mostrarei suas principais funções.

Baixe a versão mais atual do programa no site da Digital Widget (http://www.digitalwidget.net/). Ele é shareware e funciona por 30 dias sem nenhuma limitação. Após este período você terá que pagar US$ 24.95 para continuar a usar o produto.

A instalação é padrão, bem simples e rápida. Na tela abaixo você pode modificar a pasta que o Startup Sentry será instalado, clicando em Change. Continue a instalação clicando em Next>.



Ao final da instalação, caso queira adicionar um ícone do programa na área de trabalho, marque a opção Add icon to desktop. Lembre-se de deixar marcada a opção Yes, restart my computer now para reiniciar o computador ao término da instalação (que pode ser feito clicando no botão Finish).




Usando:

Ao reiniciar o computador você verá um novo ícone na área de notificação - é o Startup Sentry já em ação. Dê um duplo clique nele para que o programa apareça:



Esta é a janela principal do programa. Ele mostra toda a lista de programas e serviços que estão iniciando com a máquina.



Acessando o Menu Options > Items to track você poderá definir quais itens serão monitorados pelo programa, dentre os quais, os serviços do Windows (Services), o registro (Registry - Local Machine e Registry - Current User) e também a pasta Iniciar do Menu Iniciar (Common Startup Folder e User Startup Folder)







O programa faz uma nova varredura a cada três minutos para certificar-se de que o sistema continua em ordem. Caso desconfie de alguma coisa, clique com o botão direito sob a entrada e clique em Search Google Newsgroups para procurar nos grupos do Google. Caso tenha certeza sobre o item, clique em Ignore para que o programa não coloque mais esta entrada na lista.



Nos casos de itens relacionados ao registro, você também poderá abrir o registro para editar ou apagar a entrada correspondente, usando a opção Open Registry Key.



Usando o Menu Tools do Startup Sentry, você poderá acessar outras ferramentas do Windows: o utilitário de inicialização do sistema, o MSCONFIG (MSConfig32), o editor de registro (Registry Editor) e o gerenciador de tarefas (Task Manager).





Conclusão:

o Startup Sentry cumpre o que promete, ele vigia (e como!) a inicialização do Windows para mostrar todos os programas que abrem com o sistema. Nenhum programa espião, ou vírus será capaz de se esconder dele. Seu único ponto fraco é o preço ...

Um comentário: