segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sincronize arquivos facilmente entre pastas


Sincronize arquivos facilmente entre pastas

Se você precisa fazer backups com freqüência ou sincronizar o conteúdo de duas pastas, sabe como o procedimento manual pode ser maçante. Justamente por isto, existem softwares especializados nesta tarefa.

Vamos conhecer neste tutorial o GoodSync, que pode ser usado sem limites por 30 dias. Após este prazo, as tarefas de backup e sincronismo serão feitas com limitações. A versão completa do software custa US$ 29,95.

01. Quando você entrar no GoodSync (que é compatível com o nosso português), crie uma tarefa de Backup ou sincronismo (Sincronia) e dê um nome à mesma (Nome da Tarefa).

02. Escolha as pastas da esquerda e da direita através dos botões Navegar. Veja quais arquivos serão copiados clicando em Analisar e faça a operação em Sincronizar. Aqui você vê claramente a diferença entre o backup e o sincronismo. Neste, os arquivos são copiados entre as duas pastas (esquerda e direita), enquanto naquele, os arquivos da pasta da esquerda são passados para a pasta da direita. Para automatizar a tarefa, clique no botão com o relógio.

 

03. Você pode executar as tarefas (Analisar ou Sincronizar) quando o programa for iniciado (No início do GoodSync), quando seu usuário for desconectado (Antes de fazer log off) ou até mesmo de forma totalmente personalizada, clicando em Configurar.... Isto fará com que uma nova tarefa do Agendador de Tarefas do Windows seja criada.

04. Para acessar as configurações do GoodSync, acesse o Menu Ferramentas > Opções de programas....

05a. Geral: Você pode mudar o idioma do GoodSync (Linguagem), iniciar o programa com o computador (Iniciar o GoodSync com o Windows) e fazer verificação diária automática de novas versões (Verifica diariamente se há uma nova versão).

05b. Filtros: Aqui você pode cadastrar padrões de arquivos que nunca serão sincronizados (Arquivos/pastas excluídos da sincronização) ou que sempre são sincronizados (Arquivos incluídos na sincronização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário