terça-feira, 4 de agosto de 2009

Redes Ponto a ponto - Parte 01





Como se trata de uma rede ponto a ponto a maneira mais barata de se ligar dois micros em rede é através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over. Este cabo pode ser comprado pronto em lojas de informática, ou feito sob medida (várias lojas confeccionam cabos de rede sob medida), ou ainda produzido pelo próprio usuário. Como a intenção é apenas formar uma rede ponto-a-ponto, não é aconselhável que seja “criada a infra-estrutura” para construir cabos, que consiste no custo do alicate, do cabo, dos conectores e dos diversos conectores inutilizados durante o processo de aprendizado da confecção de cabos. De toda a forma, mostrarei como confeccionar o cabo mais adiante. Com esse tipo de cabo você pode ligar os dois micros diretamente, dispensando o uso de um hub.



Como Fazer o Cabo

Uma das pontas do cabo cross-over tem a mesma pinagem da de um cabo de rede comum, apenas a segunda tem dois dos pares invertidos, daí o nome "cross-over", invertido na ponta.A posição dos cabos dentro do conector, para um cabo cross-over, é a seguinte (segurando o conector com o pino virado para baixo, olhando para os contatos):



Redução da imagem: 79% do seu tamanho original [ 645 x 129 ]




Neste tutorial não será comentado sobre o cabo coaxial (10Base2) e em ligações de rede através deles, pois sua tecnologia esta defasada e raramente é usada.

Antes de instalar o cabeamento, você devera estudar por onde os cabos passarão. Lembrando que você não pode (pelo menos não deveria) passar cabos de rede em tubulações por onde passam fios elétricos. O ideal é você instalar um sistema de conduites especifico para o cabeamento da rede.



Consideramos a Maquina Servidora com Windows XP e a Maquina Cliente com o Windows 98 - Configuração feita na máquina servidora com XP
- Veremos agora como Criar, Configurar e Utilizar uma Rede ponto a ponto com o Windows XP, sendo mais conhecida nesse S.O. como Rede Domestica, consideramos que a placa de rede esta corretamente instalada, o cabo Cross funcionando e instalado entre as duas maquinas.






Rede Domestica

Com a rede domestica você pode contar com recursos que vão lhe ajudar em varias tarefas e facilitar ainda mais sua vida, veja porque:

Compartilhar uma única conexão com a Internet. O Windows XP tem um recurso chamado compartilhamento de conexão com a Internet (ICS). Com o ICS, um computador, chamado host ICS, compartilha sua conexão com a Internet com os demais computadores na rede. Compartilhando uma conexão com a Internet, você pode navegar simultaneamente na Web no seu computador enquanto outro micro verifica o e-mail ou utiliza a Internet de alguma outra forma.
Compartilhar uma impressora, um scanner e outro hardware. Você pode ter uma impressora que está conectada a um computador em outra sala. Com a rede doméstica, você pode imprimir nessa impressora estando no seu computador. Não é mais preciso copiar o arquivo para um disco flexível e levá-lo ao computador que tem a impressora.
Compartilhar arquivos e pastas. Quando os computadores estão em rede, você pode, por exemplo, abrir o arquivo do outro computador, fazer alterações e salvar o arquivo no seu micro.
Jogar com vários computadores. Com a rede e o compartilhamento de uma conexão com a Internet, pode-se jogar em computadores separados entre si ou na Internet.


No painel de controle clique em “Conexões de Rede”, veja figura:





Ao entrar em “Conexões de Rede” você verá a conexão da Rede Local, clique com o botão direito sobre a ela, e vá a propriedades:





Nas Propriedades da Conexão de rede local você verá que o Windows instalada automaticamente o Cliente, Compartilhamento, Agendador de QoS e TCP/IP. Clique em TCP/IP e depois em propriedades, veja figura:





Nas Propriedades do TCP/IP configure o endereço IP com o valor “mágico”, e Máscara de Sub-rede de acordo com a figura:





Para concluir a instalação da rede o Nome de Maquina e se ela pertence a um grupo de trabalho ou a um domínio, para isso existe duas formas:

Através do Ícone “Sistema” do Painel de controle:





Clicando com o botão direito em “Meu Computador” na Área de trabalho e depois em propriedades:




Ao aparecer às propriedades do sistema você deve clicar em “Nome do Computador” e depois em “Alterar”, Coloque o Nome do Computador pelo qual sua máquina será conhecida na rede e o nome do Grupo de trabalho a qual os dois micros estão ligados, (como no exemplo abaixo o nome do Grupo de trabalho fica a seu critério escolher mais o Windows recomenda utilizar o nome “MSHOME”) veja figura abaix





Após esses passos será necessário reiniciar a máquina. Após reiniciar, ela devera esta sendo vista pela rede corretamente. Se você configurou os dois micros na rede, então você poderá testar se a rede esta funcionando através do ícone Ambiente de Rede presente na área de trabalho. Através desse ícone você devera “enxergar” as demais maquinas da rede, como mostra a figura abaix








Supondo que a impressora esta instalada na máquina com Windows XP, veremos como habilitar o compartilhamento. Como já foi demonstrado anteriormente a instalação da Impressora pela rede para o micro com Windows 98 e usá-la através da rede não será mais necessário repetir tal processo, servindo o anterior como passo a passo.



Habilitando o Compartilhamento

Para a impressora poder ser usada na rede, deve-se habilitar o compartilhamento para qual impressora se quer que o outro micro tenha acesso, para isso vá em “Impressoras e Aparelhos de Fax”:





Ao abrir selecione a impressora a qual deseja compartilhar e clique com o botão direito do mouse e vá em “Compartilhamento”, veja figura:





Ao Abrir o compartilhamento da Impressora, especifique um nome pelo qual ela será conhecida na rede, e clique em OK e pronto a impressora já esta compartilhada na rede, o próximo passo é instalá-la no outro micro da rede:




Nenhum comentário:

Postar um comentário